Consórcio Intermunicipal planeja ações contra enchentes
- SBC Urgente

- 2 de abr. de 2025
- 2 min de leitura
Em segunda participação, prefeito de São Paulo anuncia obra como ‘presente’ para São Caetano

Menos de 24 horas após um dia de caos provocado pelo forte temporal que afetou a região, principalmente Santo André e Mauá, o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC discutiu ontem os avanços para o plano de macro e micro drenagem. Em segunda visita como associado da entidade, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), participou do debate e anunciou uma obra para dar fim aos alagamentos na divisa com São Caetano.
Entre as metas discutidas no Consórcio, o plano de macro e micro drenagem visa a redução dos impactos das enchentes e já consta como aprovada pelo governo do Estado e tem licitação prevista para ainda neste ano. Ao todo, são esperados R$ 3,2 milhões para o projeto via Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado.
O passo seguinte para a proposta é a assinatura de convênio, etapa que depende de definição do Estado. Uma vez cumprida a etapa, o Consórcio abre o processo licitatório para contratação de empresa que irá desenvolver o plano.
“Tivemos uma reunião produtiva, pensando na regionalidade, como no projeto de drenagem, que estamos programando a licitação do Consórcio. Esse recurso do Fehidro será importante, pensando no futuro. Lembrando que as chuvas que caíram em Santo André, Mauá e parte de São Bernardo não tem data e nem histórico”, ponderou o prefeito de São Bernardo e presidente do Consórcio, Marcelo Lima (Podemos).
Junto aos sete prefeitos, Nunes comentou sobre a necessidade de unir forças para obtenção de recursos para as obras contra as enchentes. Inclusive, o emedebista citou, ao lado do prefeito de São Caetano, Tite Campanella (PL), as intervenções para o alteamento da Avenida Almirante Delamare, na divisa entre as duas cidades, a fim de reduzir os alagamentos, com investimentos de R$ 3 milhões previstos desde 2023 por parte da Capital. “Como o Tite está muito ‘mão de vaca’, vou fazer (as obras) desta vez”, brincou Nunes. A obra ainda não tem prazo para ser entregue.
EPICENTRO
Ambos no epicentro do caos, os prefeitos de Santo André e Mauá, Gilvan Júnior (PSDB) e Marcelo Oliveira (PT), destacaram as ações rápidas a fim de atenuar os danos causados pelas fortes chuvas.
Pelo lado andreense, o tucano destacou as intervenções realizadas até o momento, como Sanear Santo André, com trabalhos de drenagem, além de outros empreendimentos que vão somar forças com o Piscinão Jaboticabal, com inauguração prevista para o fim deste ano. Em Mauá, onde caíram 133 milímetros de água em uma hora, o petista destacou a atuação do comitê de combate às chuvas.
Consórcio Intermunicipal planeja ações contra enchentes






Comentários