Empresários pedem prazo maior para tarifaço de Trump
- SBC Urgente
- há 10 horas
- 1 min de leitura
Indústria solicitou a Alckmin que o governo negocie ampliação para vigência da tarifa de 50%
A indústria brasileira pediu nessa terça-feira (15) ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, que o governo negocie com os Estados Unidos uma prorrogação para o início da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, prevista para entrar em vigor em 1º de agosto. A proposta do setor é estender o prazo por pelo menos 90 dias para permitir novas negociações.
Após reunião com representantes do setor produtivo, Alckmin reconheceu que o tempo é curto, mas afirmou que a prioridade do governo é encontrar uma solução antes do prazo atual. “O prazo é exíguo, mas vamos trabalhar para dar o máximo nesse período”, disse.
Segundo o vice-presidente, o governo não pretende, neste momento, solicitar oficialmente uma extensão. “Houve uma colocação aqui de que o prazo é exíguo, mas a ideia do governo não é pedir que seja estendido, e sim resolver até o dia 31. Vamos trabalhar para avançar nos próximos dias”, afirmou.
A proposta de adiamento foi reforçada por entidades como a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), cujo presidente, Josué Gomes, participou do encontro. Segundo Alckmin, os próprios empresários brasileiros vão se mobilizar para pressionar os parceiros norte-americanos a ampliar o prazo, iniciativa que poderia abrir espaço para acordos comerciais mais amplos.
Comments