Escolas de São Bernardo sofrem com furtos e denúncia sobre ausência de GCMs
- Alana Silva
- 13 de fev. de 2025
- 2 min de leitura

Mais uma vez, escolas municipais de São Bernardo são alvos de denúncias neste início de ano letivo. Depois de reclamações sobre atrasos de kits escolares, agora questionamentos sobre a segurança viraram pautas. Uma unidade de ensino no Conjunto Três Marias foi furtada e a direção admitiu, aos pais, um prejuízo de aproximadamente R$ 45 mil. Por sua vez, o vereador Lucas Ferreira (PL) acusa a gestão do prefeito Marcelo Lima (Podemos) de não cumprir a legislação, que determina a presença da GCM (Guarda Civil Municipal) em toda rede municipal.
Segundo relatos ouvidos pelo RD, a EMEB (Escola Municipal de Ensino Básico) Celso Augusto Daniel sofreu um furto, durante uma madrugada, de fios, torneiras, equipamentos e produtos de limpeza, entre diversos outros itens, que totalizaram prejuízos para a unidade. A situação foi passada pela própria diretoria às mães e aos pais na primeira reunião do ano, realizada em 5 de fevereiro, um dia antes do retorno às aulas.
Moradora da região, L. Farias – solicitou que não fosse publicado o nome completo por motivos de segurança -, 34 anos, tem dois filhos matriculados na unidade e ficou indignada com a falta de segurança. “Falaram de materiais roubados, fios, torneiras, equipamentos e produtos de limpeza, entre diversos outros itens. A direção afirmou que o prejuízo foi de R$ 45 mil”, explica a mãe, que já acionou o MP-SP (Ministério Público de São Paulo) e tem agendada uma reunião com a promotoria no dia 19 de fevereiro.
Integrante da APM (Associação de Pais e Mães) da EMEB Celso Augusto Daniel, Sandra Maria Ferreira, 57 anos, disse que essa não foi a primeira vez que a unidade passou por episódio desse tipo. “Já levaram antes uma porta, mas esse último furto foi bem maior, porque levaram a fiação todinha e outros materiais. E esses roubos não podem acontecer, porque a escola é nossa e queremos que isso não continue acontecendo. Por isso queremos chamar a atenção da Prefeitura, porque está cruel”, salienta.
Além disso, a reportagem recebeu a informação de que a EMEB Irmã Odete – Maria Ramos Pinto, situada na Vila São Pedro, também passou por furtos. Em nota, o governo informou que ambos os casos geraram boletins de ocorrência e que as ocorrências estão em apuração, enquanto a Secretaria de Educação elabora um plano de ação para medidas efetivas fora do período de aula. Todas as unidades municipais de ensino contam com câmeras de monitoramento, de acordo com a administração.
Quanto aos materiais furtados, os produtos de limpeza e uniformes foram repostos, segundo a Prefeitura de São Bernardo, e a equipe técnica da Pasta de Educação realizou uma vistoria para verificação da infraestrutura e encaminhamentos quanto aos reparos necessários.
Escolas de São Bernardo sofrem com furtos e denúncia sobre ausência de GCMs






Comentários