Filha de lavradores e ex-metalúrgica: quem é a primeira mulher negra a comandar a Câmara de São Bernardo
- SBC Urgente

- 20 de ago. de 2025
- 1 min de leitura
Ana Nice (PT), de 51 anos, está no terceiro mandato e se tornou a parlamentar mais votada da história da cidade, nas eleições de 2024.
Primeira mulher negra a ocupar a presidência da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, a vereadora Ana Nice (PT), de 51 anos, conduziu na terça-feira (19) sua primeira sessão no comando da Casa.
Ana Nice iniciou sua trajetória política em 2016, quando fez história ao se tornar a primeira mulher negra eleita para a Câmara Municipal. Naquele ano, também foi a única mulher entre os 28 parlamentares em exercício.
Durante os três mandatos, sua atuação tem sido marcada pela defesa dos direitos humanos, pelo enfrentamento ao racismo e pela promoção da igualdade racial e de gênero.
Formada em História pela Fundação Santo André, com especialização em Economia do Trabalho e Sindicalismo pela Unicamp, ela também se tornou a vereadora mais votada da história de São Bernardo nas eleições de 2024, com 6.205 votos.
Natural de Espinosa (MG), cidade com pouco mais de 30 mil habitantes, Ana Nice é filha de lavradores e trabalhou desde a infância nas plantações de algodão. A parlamentar perdeu a mãe aos cinco anos e o pai, aos 14 anos. Em 1988, ela se mudou para São Bernardo, onde construiu sua vida.
Antes de ingressar para a política, trabalhou como metalúrgica na empresa Panex, fabricante de panelas e utensílios domésticos. Em 2002, foi eleita representante dos trabalhadores, integrando o Comitê Sindical de Empresa, no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.







Comentários