Grande ABC envia 24 competidores para Paralimpíada de Paris
- SBC Urgente

- 26 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Número representa quase 10% da delegação brasileira; Sto.André se destaca como a cidade da região com mais representantes nos Jogos
Com o término das Olimpíadas, o mundo continua ligado no esporte, e as atenções se voltam agora para as disputas da Paralimpíada de Paris, cujas disputas começam nesta quarta-feira.
Serão cerca de 4.400 atletas, de 185 delegações disputando as medalhas de ouro, prata e bronze em 22 modalidades.
Com 276 competidores no total, a delegação brasileira espera repetir o sucesso das últimas edições dos Jogos Paralímpicos. Em Tóquio-2020, o Brasil finalizou sua participação em sétimo lugar no quadro de medalhas, com 72 conquistas no total. O País é uma potência em Paralimpíadas, e não fica fora do top-10 desde Pequim-2008.
Serão 24 atletas em Paris que nasceram ou realizam seus treinamentos no Grande ABC, cerca de 8% da delegação total. A maior parte dos competidores (20) disputará as provas de atletismo. Porém, a região também contará com representantes na bocha, na canoagem, e no judô.
Entre as sete cidades do Grande ABC, Santo André se destaca com 13 representantes. São Caetano aparece logo atrás, com seis. São Bernardo também figura na lista, com quatro atletas, e por fim, Mauá terá dois competidores em Paris.
Além dos competidores, a região também conta com atletas-guia, como Marcos dos Santos, nascido em São Bernardo, e treinadores, como Daniel Biscola, de Santo André, que faz parte da comissão da Seleção Brasileira de atletismo.
Já no aquecimento para os Jogos, Paulo Henrique Reis, atleta do salto em distância do Sesi (Serviço Social da Indústria) Santo André conta que perto das provas, o maior foco das preparações é na questão psicológica. “É minha primeira edição de Paralimpíada, nunca estive em um evento tão grande. Então devemos nos manter focados, para não nos deslumbrar com o momento. Mas, na minha opinião, chego entre os favoritos não só para a medalha, mas também para o ouro”, relata o atleta de 26 anos.
Uma das esperanças de pódio para o Grande ABC é a judoca da classe J2 (atletas com baixa visão), Rebeca Silva, de São Bernardo, que disputa sua primeira Paralimpíada, mas chega com bronze nos Jogos Parapan-Americanos de 2023 e ouro no Pan-Americano de Judô de 2022, todos na categoria acima de 70kg.
Esta edição também marca o retorno de velhos conhecidos da região com os Jogos. Verônica Hipólito, de Santo André, disputará as provas de velocidade no atletismo. Ela foi duas vezes medalhista em Rio-2016, mas ficou de fora da edição de Paris, por problemas de saúde.
(Leia entrevista da atleta na página 6 da seção Política ou clicando AQUI)
Grande ABC envia 24 competidores para Paralimpíada de Paris








Comentários