top of page

Grande ABC tem 25 representantes na Olimpíada de Paris

  • Foto do escritor: SBC Urgente
    SBC Urgente
  • 22 de jul. de 2024
  • 2 min de leitura
Quatro cidades da região respondem por quase 10% dos 276 atletas do Brasil; São Caetano lidera em número de participantes, com 12
Reprodução Instagram e Divulgação

Os olhos do mundo vão se voltar nesta semana para as disputas na Olimpíada de Paris, um dos maiores eventos esportivos do planeta. A partir de sexta-feira (26), aproximadamente 10,5 mil atletas, de mais de 200 países, participarão dos Jogos em busca do posto mais alto do pódio em 45 modalidades.


O Brasil chega para o evento com 276 competidores, o que representa a terceira maior delegação do País em Jogos Olímpicos, atrás de Tóquio-2020 e Rio-2016. Do total de brasileiros, 25 nasceram ou realizam seus treinamentos no Grande ABC, equivalente a quase 10%. Em comparação a Tóquio-2020, é apenas um competidor da região a mais, e 2% a mais em relação à delegação completa.


São Caetano será a cidade mais representada da região, com 12 atletas presentes. No atletismo serão Izabela Silva, Jucilene Lima, Fernando Ferreira e Juliana Santos. Já no Taekwondo, o município fica com Caroline Santos, conhecida como Juma. Maria Clara Pacheco. Hugo Calderano, as irmãs Bruna e Giulia Takahashi, Vitor Ishiy e a suplente Laura Watanabe representam o município da região no tênis de mesa, enquanto Yuri Guimarães é reserva do time de ginástica artística.


Logo atrás vem Santo André, com Erik Cardoso, Felipe Bardi, Lucas Vilar, Paulo André e Lucas Carvalho no atletismo e Luiz Oliveira, chamado de Bolinha, no boxe. A dupla Giovanni Vianna e Raicca Ventura competem pelas modalidades de skate, e Macris Carneiro é a representante do Grande ABC na seleção de vôlei.


São Bernardo tem dois representantes: Elio Corazza (Basquete) e Marina Fioravanti (Rúgbi).

Por fim, outro atleta do Grande ABC no time brasileiro de basquete é George de Paula, de Diadema.


Além dos competidores, a região tem profissionais nas comissões, como o treinador da Seleção Brasileira de tênis de mesa, Francisco Arado, o Paco, de São Caetano.

Nenhum dos atletas da região já foi medalhista em edições passadas dos Jogos Olímpicos, mas o Grande ABC tem histórico de conquistas na competição. O maior exemplo é o ginasta Arthur Zanetti, ouro em Londres-2012 e prata em Rio-2016 nas argolas.


Na atual edição, a região também tem candidatos a medalhas, como Felipe Bardi, recordista brasileiro nos 100m rasos; Juma, bicampeã mundial de taekwondo até 62 kg; Raicca Ventura, medalha de prata no Pan-Americano de 2023 no skate par e Giovanni Vianna, campeão do campeonato mundial de skate street, também no ano passado.



Comentários


bottom of page