top of page

SBC: operação multa mais de 30 motoristas por emissão de fumaça

  • Foto do escritor: SBC Urgente
    SBC Urgente
  • 12 de jun. de 2024
  • 1 min de leitura


Em uma espécie de megacomando denominado Operação Inverno 2024, a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) promoveu ontem fiscalização em 21 pontos nas principais rodovias do Estado para coibir a emissão de fumaça preta em veículos a diesel.


Na região, a companhia operou um posto de fiscalização no km 17,5 da Via Anchieta, em São Bernardo, onde 31 veículos foram autuados de um total de 2.130 fiscalizados. No total do Estado, foram 35.466 veículos fiscalizados, com 35.021 aprovados e 445 penalizados por emissão de fumaça preta acima do permitido pela legislação ambiental.


O diretor de Controle e Licenciamento Ambiental da Cetesb, Adriano Queiroz, destacou que houve avanço ao longo dos anos. “Nas operações feitas na década de 90, quatro em cada 10 veículos movidos a diesel estavam em desconformidade. Hoje, o percentual gira em torno de 5%. O fato se deve aos avanços tecnológicos da indústria automotora e a uma melhor qualidade dos combustíveis”, afirma.


O especialista explica também que, além da fiscalização de fumaça preta, a Cetesb desenvolve ações educativas para os condutores de veículos, em parceria com as associações de empresas de transporte de carga. A ideia é orientação sobre uma manutenção correta dos caminhões, com consequente redução de emissão de poluentes na atmosfera.


“Esse trabalho é essencial, uma vez que no estado de São Paulo temos sete milhões de veículos circulando pelas estradas”, diz.

Comentários


bottom of page