top of page

São Bernardo inaugura novo CadÚnico, local que reunirá todo atendimento social da cidade

  • Foto do escritor: SBC Urgente
    SBC Urgente
  • 4 de abr. de 2025
  • 4 min de leitura

A nova sede do CadÚnico se transformará em uma ‘cidade social’, local onde serão alocados todos os serviços voltados a atender à população de São Bernardo do Campo, quando o tema é atendimento social

São Bernardo inaugura novo CadÚnico, local que reunirá todo atendimento social da cidade

São Bernardo do Campo deu mais um passo importante em direção à humanização no atendimento da população de baixa renda, ao inaugurar, nesta quinta-feira (03), a nova sede do CadÚnico (Cadastro Único), na Sedesc (Secretaria De Desenvolvimento Social e Cidadania). O evento contou com a presença do prefeito Marcelo Lima, do Secretário da Pasta, Henrique Kabeça, da gestora do CadÚnico, Mônica Miranda, vereadores e outras autoridades.


Mônica Miranda, gestora do CadÚnico, destacou o retorno para ‘casa’ e o que representa voltar para a Sedesc.


São Bernardo inaugura novo CadÚnico, local que reunirá todo atendimento social da cidade

“É sempre muito bom voltar para casa, essa é a sensação que nós, a equipe do Cadastro Único, estamos tendo agora por ter voltado para Sedesc, representa respeito no atendimento às nossas famílias de baixa renda, que precisam do nosso olhar, além de autonomia para a gestão promover ações descentralizadas e levar o atendimento para as famílias no território”, ressaltou a gestora.


Henrique Kabeça pontuou o que essa mudança vai trazer de melhorias e afirmou que visa garantir os direitos da população.


São Bernardo inaugura novo CadÚnico, local que reunirá todo atendimento social da cidade

“Melhorar a humanização no atendimento, ampliar, dar dignidade ao povo, garantir os direitos, porque nossa Secretaria é para garantir os direitos. Aliás, o CadÚnico, quando tínhamos no Poupatempo, o atendimento não era legal, não comportava, não dava dignidade à população, por isso, trouxemos para cá, para aumentar o número de atendimentos, melhorar o agendamento, fazer a descentralização do Cadastro Único, que vamos levar para todos os CRAS (Centro de Referência de Assistência Social)”, disse Kabeça.


Marcelo Lima ressaltou a requalificação da nova sede e que a Prefeitura vai buscar a todos que precisam de atendimento do CadÚnico.


São Bernardo inaugura novo CadÚnico, local que reunirá todo atendimento social da cidade

“Não deu nem 100 dias de governo e nós já estamos entregando aqui as novas instalações do CadÚnico de São Bernardo, centralizado aqui e descentralizado nos próximos dias para toda a região de São Bernardo. São novas seis unidades que vamos estar entregando durante os próximos 30 dias para que a população de São Bernardo tenha aqui acomodações com modernidade, tecnologia, atendimento rápido e sempre com muito amor, carinho e respeito. É um equipamento todo com acessibilidade, acomodações novas, equipamentos tecnológicos e novos de última geração para os profissionais de atendimento, em um prédio totalmente reformado internamente e com qualidade. Quero chegar em todos que têm o direito e que ainda não são cadastrados. Essa é a minha meta. É dar a oportunidade de entregar o direito que é deles, conquistado por lei, que, muitas vezes, eles não têm o conhecimento ou acham que é burocrático, que é demorado, que é moroso”, frisou o podemista.


O Secretário apresentou números relevantes de cadastrados e a necessidade de sua descentralização.


São Bernardo inaugura novo CadÚnico, local que reunirá todo atendimento social da cidade

“Já fizemos a descentralização do Cadastro Único, aqui é a sede e temos mais seis pontos para atender a população. São Bernardo tem 40.509 famílias beneficiadas com o bolsa família, no CadÚnico são mais de 90 mil e pessoas cadastradas são 201 mil. Então, as pessoas que não têm condição de vir fazer o cadastro, vamos fazer a busca ativa, vamos na casa de todo morador da cidade que precisa do atendimento e precisa ser cadastrado no CadÚnico. Isso é o primeiro passo para transformar esse espaço em uma cidade do social, com todos os benefícios para atender à população de São Bernardo com dignidade e humanização”, concluiu Kabeça.


Lima fez questão de elencar os programas que estarão disponíveis na nova sede.


“É uma cidade social. Aqui vamos ter a Universidade, aliás, a Autarquia, a Faculdade de Direito de São Bernardo, com atendimento gratuito. Teremos o Procon, não é nesse prédio, é no prédio ao lado. A humanidade de atendimento, o Cartão Legal, atendimento da Enel, a da SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), o próprio atendimento da Prefeitura como um todo, o Fundo de Solidariedade vai estar aqui também para dar esse atendimento, muito voltado ao social. Vai ter alguém para o atendimento do Banco de Alimentos, uma pessoa do CadÚnico. E, ao mesmo tempo, se a pessoa deseja se cadastrar para o projeto e programa Viva Leite do Estado, vai ser aqui. Tem um projeto habitacional que é da Prefeitura de São Bernardo, do CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo). Nós teremos atendimento do pessoal da habitação aqui também para tirar dúvidas, como que pode ser incluída a um projeto habitacional e assim por diante. Todo atendimento que tenha uso social na ponta, ele vai ser totalmente coligado dentro dessa cidade social”, garantiu o prefeito.


São Bernardo inaugura novo CadÚnico, local que reunirá todo atendimento social da cidade

Comentários


bottom of page