top of page

Oficina Ortopédica Itinerante de São Bernardo chega aos 550 serviços realizados

  • Foto do escritor: SBC Urgente
    SBC Urgente
  • 15 de out. de 2025
  • 3 min de leitura

Reparos em cadeiras de rodas padrão representam 77% do total, enquanto o bairro Planalto segue na liderança no número de equipamentos consertados, com 37 atendimentos


A Oficina Ortopédica Itinerante – Inclusão em Movimento, programa inédito da Prefeitura de São Bernardo, completa seis meses de serviços nesta quarta-feira (15/10) e contabiliza reparos em 550 equipamentos – em torno de 91 a cada mês -, entre cadeiras de rodas, de banho, andadores, próteses, órteses e bengalas. Balanço feito pela Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência e TEA (Transtorno do Espectro Autista) aponta que, do total, 77% dos consertos foram em cadeiras de rodas padrão, enquanto o bairro com mais atendimentos no período foi o Planalto, com 37.

 

O levantamento mostra ainda que das 550 manutenções preventivas, corretivas e pequenos reparos realizados até agora, 14% foram em cadeiras de banho (76), 3% em andadores, 3% em órteses, 1% em cadeiras motorizadas (8), 1% em bengalas (7) e 1% em próteses (5). Revela também que 46% dos reparos foram em equipamentos usados por homens, 39% por mulheres e 14% que atendem entidades.

 

Ainda segundo o levantamento, os outros bairros com mais atendimentos na nova atualização são Riacho Grande (34), Assunção (29), Baeta Neves (28) e Paulicéia (25). Com relação a como a pessoa conheceu o serviço, indicações de amigos ou familiares ficou à frente, com 29% (160 pessoas); profissionais de Saúde em segundo, com 27% (150); redes sociais em terceiro, com 26% (141); outros marcou 17% (93); e 1% (6) viu a Van na rua.

 

“Os resultados destes primeiros seis meses da Oficina Itinerante nos mostram que é uma iniciativa das mais acertadas e necessárias, porque vai na casa das pessoas resolver problemas que para alguns podem parecer simples, mas que muitas vezes impede quem depende do equipamento até de sair de casa", comentou o prefeito Marcelo Lima. "Ir e vir é um direito do cidadão, e o poder público tem a obrigação de implementar ações e serviços que garantam esse direito a todos. A nossa van da Oficina Itinerante é uma das nossas ferramentas de inclusão”, completou.

 

O programa, lançado em meados de abril pela Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência e TEA, disponibiliza, de forma gratuita, serviços de manutenção básica e pequenos reparos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPMs), como muletas e bengalas.

 

O secretário de Direitos da Pessoa com Deficiência e TEA, Fábio Branco, destaca que a Oficina Ortopédica Itinerante nasceu para aproximar o cuidado das pessoas. "Em apenas seis meses, já chegamos a centenas de lares, realizando mais de 550 reparos que devolveram autonomia e qualidade de vida a quem mais precisa. Cada cadeira ajustada, cada prótese consertada, representa mais do que um serviço — é o poder público chegando com respeito, empatia e inclusão até a porta de cada morador que precisa”, afirmou.

 

Como funciona:

 

• Serviço Gratuito:

A oficina ortopédica itinerante oferece serviços de reparo e manutenção gratuitos.

 

• Atendimento em Casa:

A van da Prefeitura, equipada para realizar os reparos, vai até a casa do usuário para realizar os serviços.

 

• Agendamento Prévio:

O atendimento é feito mediante agendamento prévio na Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência e TEA, por meio do telefone 2630-4107 (também é WattsApp), de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

 

• Requisitos:

O usuário deve ser residente em São Bernardo, apresentar documento oficial com foto, fornecer nome completo, CPF, endereço, telefone, e o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) do beneficiário.

 

• Tipos de Equipamentos:

O serviço abrange a manutenção de cadeiras de rodas, órteses, próteses e outros equipamentos auxiliares de locomoção.

 

Objetivos:

• Aumentar a Acessibilidade:

Simplificar o acesso a reparos e manutenção para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

 

• Garantir a Autonomia:

Permite que as pessoas com deficiência mantenham seus equipamentos em bom estado, garantindo sua autonomia e independência.

 

• Promover a Inclusão:

Leva serviços de manutenção diretamente à residência do usuário, promovendo a inclusão e o respeito.



Comentários


bottom of page