top of page

São Bernardo propõe fortalecimento de políticas públicas na etapa estadual da Conferência da Pessoa Idosa

  • Foto do escritor: SBC Urgente
    SBC Urgente
  • 24 de set. de 2025
  • 2 min de leitura

Com participação de seis representantes, eleitos em fase local, município participa ativamente das discussões sobre direitos da população idade a partir dos 60 anos


 Garantir os direitos, o bem-estar e a qualidade de vida dos moradores com idade a partir dos 60 anos está entre as ações prioritárias da Prefeitura de São Bernardo. Nesta semana, entre os dias 22 e 24 de setembro, a cidade participa da 16ª Conferência Estadual da Pessoa Idosa, em Águas de Lindóia. Sob o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, o evento reúne gestores, profissionais e representantes da sociedade civil de municípios paulistas para debater e propor políticas públicas setoriais.


 São Bernardo está representada nas discussões por seis delegados, eleitos na etapa municipal da Conferência, realizada em maio deste ano. “Efetivar e acompanhar ações voltadas à população de pessoas idosas na proteção social e revisar procedimentos para a identificação da pessoa idosa no conjunto dos órgãos públicos estão entre as propostas levadas à discussão pelo município”, destacou o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania de São Bernardo, Henrique Kabeça.


 Entre os representantes da cidade na Conferência Estadual está Ariadnes Alexandrina Cardoso, que é a presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa. “Somos um dos maiores municípios de São Paulo, com população grande de idosos. É muito importante que São Bernardo esteja presente nas discussões e traga propostas para contribuir com o trabalho realizado em nossa cidade.”


 


CONFERÊNCIA ESTADUAL - O evento promove série de palestras e discussões sobre questões relacionadas ao financiamento das políticas para a proteção à vida, saúde e acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violências, abandono social e familiar da pessoa idosa; e à participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices.


 Nesta quarta-feira (24/09), os participantes irão apresentar os resultados das discussões das propostas feitas a partir de cinco eixos temáticos e farão a indicação e aprovação dos delegados que representarão o Estado de São Paulo na 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, prevista para novembro.



Confira os eixos temáticos:


 Eixo 1 - Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;


Eixo 2 - Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa;


Eixo 3 - Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa;


Eixo 4 - Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices;


Eixo 5 - Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro.



Comentários


bottom of page