top of page

Terreno da antiga Ford em São Bernardo entra no radar da Linha 20-Rosa do Metrô

  • Foto do escritor: SBC Urgente
    SBC Urgente
  • 25 de jul. de 2025
  • 2 min de leitura

Área de 1 milhão de m² no Bairro Taboão é cotada para receber pátio de manobras; projeto divide opiniões e ainda carece de definição oficial


O extenso terreno de 1 milhão de metros quadrados onde funcionou, por mais de cinco décadas, a fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, pode ganhar nova função estratégica: tornar-se o futuro pátio de manobras e manutenção da Linha 20-Rosa do Metrô, que está planejada para conectar o Grande ABC à Zona Oeste da capital paulista.


A informação é ventilada por fontes ligadas à administração do prefeito Marcelo Lima (Podemos), e surge em meio à indefinição quanto à área que será destinada à infraestrutura do modal no município vizinho de Santo André. A possível escolha por São Bernardo se dá pela localização privilegiada do terreno — que já possui infraestrutura industrial e acesso viário facilitado.


No entanto, dentro do próprio Paço Municipal há divergências quanto ao futuro da área. Fontes internas indicam que o espaço pode ser utilizado para um novo centro logístico da multinacional Prologis, gigante do setor de armazenagem e distribuição, o que indicaria outro rumo para a ocupação do terreno.


A Linha 20-Rosa, ainda em fase de estudos e sem data oficial para início das obras, é um projeto de grande impacto para a mobilidade metropolitana. O pátio de manobras é uma estrutura essencial para o funcionamento pleno da linha, e sua localização estratégica pode influenciar diretamente a eficiência do sistema.

Enquanto o governo estadual e as prefeituras envolvidas não oficializam a destinação do terreno, o debate segue aberto — refletindo interesses logísticos, econômicos e de mobilidade urbana que envolvem o futuro do espaço antes ocupado por uma das maiores montadoras do país.

Comentários


bottom of page