Volkswagen perde US$ 1,5 bi com tarifas impostas por Trump
- SBC Urgente

- 29 de jul. de 2025
- 1 min de leitura
A Volkswagen registrou um prejuízo de US$ 1,5 bilhão no primeiro semestre, atribuído principalmente ao impacto das tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos. Em decorrência disso, a montadora alemã revisou para baixo suas previsões de vendas e margem de lucro para o ano, passando a estimar uma margem operacional entre 4% e 5%, abaixo da projeção anterior de 5,5% a 6,5%. A expectativa de crescimento nas vendas também foi revista e agora deve se manter no mesmo patamar do ano passado.
A empresa é uma das várias montadoras globais afetadas pela guerra comercial liderada pelo ex-presidente dos EUA, Donald Trump. Além das tarifas, o setor automotivo europeu enfrenta desafios como a crescente concorrência da China e novas exigências regulatórias para acelerar a adoção de veículos elétricos. Mesmo com os prejuízos, investidores já esperavam cortes nas projeções, principalmente após a Volkswagen adiar a divulgação do impacto das tarifas no trimestre anterior.
As ações da empresa chegaram a cair 4,6% no início do pregão de sexta-feira, mas se recuperaram parcialmente ao longo do dia. O CEO Oliver Blume afirmou que a empresa precisa intensificar seus esforços de corte de custos, uma vez que a situação tarifária pode se estender. Ele ressaltou que marcas do grupo como Audi e Porsche devem se recuperar no próximo ano, após apresentarem resultados negativos no segundo trimestre.







Comentários